sábado, 2 de outubro de 2010

Ecologia, Segurança e Corrosão

A medida que a contrução de nosso barco vai caminhando, novos detalhes vão surgindo e vamos aprimorando nossos conhecimentos.
É por isto que todo mundo fala que após a construção de um barco passamos a entender melhor seu funcionamento.

No Bepaluhê resolvermos caminhar em sintonia com as novas normas internacionais que recomendam a utilização do "Holding Tank", ou tanque de dejetos.
Este tanque serve como uma fossa que deve ser esvaziada de tempo em tempo.
O problema é que nas marinas do "Brazil" ainda não dispomos de sistemas adequados para esvaziamento e limpeza dos tanques por sucção, e por isto, ainda temos que esvaziá-lo no mar.

Pergunta: então por que usá-lo então?
Resposta: além de ecologicamente mais adequado, é uma excelente atitude sanitária evitar o despejo dos dejetos no mesmo local onde estamos vivemos, sejam marinas ou ancoragens afastadas.

E como esvaziá-lo então se não dispomos do sistema de sucção?
Bem, por enquanto vamos tentar esvaziá-lo somente longe da marina e em mar aberto.





Outro detalhe importante é o espaço reservado para o botijão de gás.
Existem algumas regras para evitar riscos e futuros problemas de vazamento.
Assim, construímos uma caixa estanque dentro do paiol de popa, com um pequeno dreno para a plataforma de popa. Deta forma, mantivemos a plataforma íntegra e estanque como no projeto, mas acrescentamos segurança ao nosso reservatório de gás.
Detalhe: a liquigás agora tem novos botijões de 8 Kg , que são um pouco mais finos do que os de 13 kg, mas maior e mais seguros do que aqueles nossos velhor amigos de acampamento.



Outro detalhe importante que estamos cuidando agora, e por sugestão do nosso amigo Luis Manuel (Green Nomad) fomos buscar a solução, é o tema de corrosão galvânica.
A corrosão galvânica é a corrente elétrica que pode, mas não deve, se formar entre o casco do nosso barco e a água ao seu redor.
Elá é muitop perigosa, mas há como prevenir e diagnosticá-la precocemente para evitar danos aso barco.
Não vou ficar aqui gastando meu português leigo para explicar o que é isto, só digo uma coisa, é muito perigoso e pode destruir todo o casco de uma barco.
Para detectar a corrente de corrosão instalamos no Bepaluhê um pequeno aparelho chamado Sentrylog, ao qual se ligam alguns sensores (thru-hull), que servem para medir a existência da corrente galvânica. Uma verdadeira jóia da engenharia elétrica.
Abaixo o pequeno aparelho e também os "thru-hull" onde colocaremos os sensores




Bem, por hoje é só. Ficamos por aqui seguindo a construção de nosso barco e curtindo as coisas boas da vida.

Saúde e paz!!

Um comentário:

  1. Oi, tá ficando lindo !! Qualquer dia nos encontramos no Atlântico !

    Abraço

    Ricardo, Diana e Heleninha do Tangata Manu

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